Iodoterapia é um tipo de tratamento clínico onde se administra por via oral o iodo radioativo (iodo 131). Este tratamento só pode ser administrado por uma equipe especializada.
O tratamento é indolor e exige apenas alguns cuidados. O paciente deve evitar contato físico com outras pessoas durante a internação e durante mais alguns dias depois de voltar para casa. Seus talheres, copos, toalhas devem ser separados das outras pessoas durante cerca de uma semana após a alta. Depois de pouco tempo, toda a radioatividade é eliminada do corpo e a pessoa volta às suas atividades normais.
Quando e para quem é indicada?
É indicado em duas situações: A primeira em pacientes portadores de uma alguma doença que leva ao hipertireoidismo, que é o excesso de funcionamento da glândula tireoide produzindo hormônios tireoideanos (T3 e T4) em excesso.
No caso de hipertireoidismo, especificamente nas doenças chamadas de Graves e Plummer, o tratamento com iodo 131 é indicado quando:
- os pacientes não respondem ao tratamento convencional (com medicamentos que bloqueiem o funcionamento da glândula);
- em casos de alergia a estes medicamentos;
- quando há a associação de outras doenças, principalmente as cardíacas.
A outra indicação da iodoterapia é como tratamento complementar no câncer de tireoide. Após a cirurgia de retirada da glândula (tireoidectomia total), a depender do tipo e tamanho do tumor, é indicado um tratamento complementar com o iodo radioativo (iodo 131) a fim de eliminar qualquer tecido tireoideano que a cirurgia não tenha conseguido retirar e assim, evitar ao máximo o retorno do câncer. Outra aplicação é no tratamento das metástases deste mesmo câncer (chamado tumor diferenciado da tireoide).
Quais são os cuidados necessários durante o tratamento?
Antes do tratamento é necessário um preparo adequado que consiste em:
- suspender o uso de hormônios tiroideanos (que são introduzidos após a retirada cirúrgica da glândula);
- realizar uma dieta pobre em substâncias que contenham iodo (alimentos e medicamentos) e evitar contato com produtos ricos em iodo (maquiagens, esmaltes, sabões com iodo, etc);
- no dia do tratamento estar em jejum de pelo menos 4 horas, pois assim a absorção do iodo radioativo no estômago será melhor e maior.
Nos casos de tratamento do câncer da tireoide, durante o tratamento, o paciente ficará internado em quarto especial, que contem proteção nas paredes, para evitar que a radiação contida no iodo 131 atinja pessoas ao redor.
Também deverá ingerir bastante líquido, preferencialmente água, para que o excesso de radiação seja eliminado na urina.
A partir do primeiro dia é ofertado balas azedas ou mesmo frutas cítricas para estimular a salivação e evitar que o iodo 131 se concentre nas glândulas salivares.