O ecodopplercardiograma transtorácico é um exame de imagem indicado para avaliar as estruturas do coração, além do fluxo de sangue que entra e sai através das câmaras e válvulas do coração.
Esse exame, também conhecido como ecocardiograma com doppler, utiliza ondas sonoras de alta frequência que são refletidas no coração e vasos sanguíneos, permitindo ao médico visualizar estreitamentos ou bloqueios nos vasos sanguíneos.
O ecodopplercardiograma transtorácico é um exame simples que não causa dor ou desconforto, sendo feito pelo ultrassonografista ou radiologista, e os resultados devem ser avaliados pelo médico que solicitou o exame.
Para que serve o ecodopplercardiograma transtorácico?
O ecodopplercardiograma transtorácico serve para o médico avaliar detalhes dos movimentos do coração, além de mostrar, com o uso de cores, o fluxo de sangue através das artérias ou do próprio coração.
Esse exame permite ao médico avaliar bloqueios ou estreitamentos dos vasos sanguíneos, ou alterações nas estruturas do coração que afetam o fluxo sanguíneo cardíaco.
Geralmente, o ecodopplercardiograma transtorácico é indicado para checar o funcionamento global do coração, quando a pessoa apresenta dor no peito.
Quando o ecodopplercardiograma transtorácico é indicado?
O ecodopplercardiograma transtorácico é indicado para:
- Doença arterial coronariana ou aterosclerose;
- Cardiomiopatias;
- Doenças das válvulas cardíacas;
- Insuficiência cardíaca;
- Doenças congênitas do coração;
- Hipertensão pulmonar;
- Tamponamento cardíaco;
- Pericardite ou derrame pericárdico;
- Ruptura ou aneurisma da aorta.