Também chamado de ecocardiograma fetal ou apenas "eco", ele é um exame realizado em gestantes e seu objetivo é verificar aspectos relacionados ao coração do bebê, como anatomia e funcionamento.
O Ecodopplercardiograma é um exame que combina diferentes testes cardíacos, avaliando a saúde do coração fetal, fluxos sanguíneos e observando, por exemplo, a quantidade de sangue que entra e sai de cada válvula do coração.
No caso do Ecodopplercardiograma Fetal, o exame é feito com bebê ainda no ventre materno, a partir da 18ª semana, podendo ser realizado em gestações onde há um ou mais bebês.
Para que serve o Ecodopplercardiograma Fetal?
O exame de Ecodopplercardiograma Fetal serve para avaliar profundamente a saúde do coração fetal. É indicado caso os pais apresentem alguma doença congênita no coração.
Geralmente é realizado em gestações de risco, como idade avançada da mãe, anomalias cromossômicas, além de histórico familiar de anomalias genéticas.
Com quantas semanas de gestação o ecocardiograma fetal deve ser feito?
O ecocardiograma fetal é geralmente recomendado entre 24 e 28 semanas de gestação.
Este período é ideal porque, nesse estágio, as estruturas cardíacas do feto estão desenvolvidas a ponto de serem avaliadas detalhadamente, no entanto, o feto ainda não está tão grande a ponto de dificultar a visualização.
Se houver fatores de risco, como histórico familiar de cardiopatias congênitas, anomalias detectadas em exames anteriores, ou condições de risco na gravidez, o médico pode recomendar o ecocardiograma fetal mais cedo ou com mais frequência, conforme necessário.